0

TRANSPORTE PÚBLICO

Como se deslocar em Buenos AiresA primeira coisa que precisa ser feita é comprar o cartão SUBE. 

Você precisará deste cartão magnético para pagar todos os transportes públicos de BA.  Sem ele você não poderá pagar, portanto, comprar este cartão é vital para pegar ônibus ou metrô.

O cartão funciona por créditos, por isso é necessário carregá-lo antes de viajar.  Você pode chegar a um saldo negativo, podendo carregá-lo depois.

sube cartao

Se o local tiver este sub-cartão de sinal externo, você certamente receberá o cartão e o completará.

Onde comprar o SUBE?

 O cartão SUBE pode ser adquirido em quase todos os lugares: estações de metrô, quiosques, mercados e correios.  Se o comércio possui este cartaz na porta, é possível comprar o cartão ou carregá-lo.

É fácil conseguir o cartão, mas pra ter certeza, recomendamos verificar estes pontos de venda no site oficial do SUBE. Clique aqui

  • Onde diz “Provincia”, escolha Capital Federal (não Buenos Aires).
  • Onde diz “localidad / barrio” coloque o bairro onde está hospedado (Ex: Palermo).
  • Escolha o ponto de venda mais próximo da sua localização.

 

 O cartão SUBE é pessoal?

Boa notícia!  Não, não é pessoal, então pode ser usado por mais de uma pessoa.  Isso significa que mais de uma viagem pode ser paga com o mesmo cartão.  Além disso, antes de sair da cidade, você pode entregar o cartão a outro turista para usá-lo ou guardá-lo para um amigo ou parente.

Não se esqueça de colocar crédito no cartão.  Recomendamos carregá-lo com dinheiro suficiente para toda a sua viagem.  Agora que você já tem o cartão é hora de dar um passeio.

Dica de emergência > Se você perder o cartão e precisar fazer só uma viagem, pode pedir pra algum passageiro pagar pra você em troca de dinheiro.  Entretanto, é aconselhável conseguir um novo cartão.

 

Metrô de Buenos Aires

metro buenos aires

Esses sinais marcam a entrada de qualquer estação de metrô.

O Subte ou metrô é a melhor maneira de se deslocar em BA.  É mais fácil do que pegar um ônibus e é a maneira mais rápida de viajar pelo centro congestionado da cidade.  O metrô chega a qualquer ponto turístico de Buenos Aires, exceto La Boca.

A rede de metrô de BA é pequena em relação ao tamanho da cidade, mas é fácil de entender.  Existem 6 linhas diferentes identificadas por letras e cores:

As linhas A, B, D e E podem ser vistas como galhos de uma árvore; a partir do centro da cidade, elas se dispersam para outros bairros de BA de leste a oeste.

As linhas C e H cruzam as outras linhas de norte a sul.  Isso significa que graças às linhas H e C, dá pra fazer conexões com as outras linhas da rede.

Abaixo você pode ver o mapa da rede de metrô.  (clique para ampliar)

metro buenos aires

 

Dica de especialista> Cada estação de metrô tem seu próprio nome, mesmo se forem estações para fazer combinações que ficam no mesmo lugar. Aí é necessário prestar atenção especial ao combinar linhas de metrô, porque a mesma plataforma pode ter nomes diferentes de acordo com a linha que ela pertença.

 

Por exemplo, você quer combinar a linha H com a linha A. Então, você está na linha H e precisam descer na estação “Once” para combinar com a linha A. Mas se vier da outra direção, tem que descer na  Estação “Plaza Miserere” na linha A para fazer a combinação com H. Como você pode ver no mapa, as estações “Once” e “Plaza Miserere” são no mesmo lugar, mas têm nomes diferentes de acordo com a linha em que elas estão.

Normalmente o metrô funciona bem, às vezes ocorrem atrasos e nos horários de pico os vagões estão lotados.  Se possível evite pegar o metrô de segunda a sexta, das 7h às 10h em direção ao centro e das 18h às 20h a partir do centro.

 

Ônibus de Buenos Aires

Os ônibus são grandes e confortáveis ​​em BA.  Infelizmente pegar um ônibus é muito mais complicado porque é necessário encontrar o ponto de ônibus certo e saber onde descer. Essa última questão é importante porque você pode descer num lugar errado longe do destino.

Como turista talvez você nunca precise pegar um ônibus porque o metrô é mais conveniente, mas aqui vão algumas recomendações só pra garantir:

  • Verifique qual linha de ônibus chega ao seu destino. Clique aqui
  • Pressione o botão com o desenho do ônibus.  Preencha a linha A com o endereço de saída e a B com o endereço de destino.  Verifique se os endereços estão bem escritos, já que o mapa inclui todas as áreas da cidade.  Se você tiver dúvidas pode comparar com o google maps.
  • Cliquelique em “Mostrar opções”.  Muitas opções aparecerão. Se o metrô for melhor pule estas etapas, se não, vá para a próxima etapa.
  • Verifique qual é o ônibus mais rápido e mais próximo.  Clique no círculo ao lado para exibir a rota do ônibus no mapa.

cartão SUBE

Veja nessa imagem a rota do cemitério de La Recoleta até a Plaza Serrano, em Palermo.  A partir do ponto verde, você deve caminhar até o ponto de ônibus, pegar o 110 e descer no ponto azul.  Finalmente você tem que caminhar até o ponto vermelho.

Depois de aprender sua rota, é hora de esperar no ponto correto.  Você vai ver o que tem o número do seu ônibus. Geralmente eles aparecem assim:

Como se deslocar em Buenos Aires

Para que o ônibus pare é necessário chamá-lo levantando a mão, se não o ônibus não para.  Se houver outras pessoas na parada, você precisará fazer fila. Respeite esta ordem quando entrar no ônibus ou você vai irritar os moradores. Entre pela porta da frente, a de trás é apenas para descer.

Como se deslocar em Buenos Aires

Coloque o cartão no leitor.

Quando entrar no ônibus você terá que dizer ao motorista aonde vai, então veja o preço da viagem no leitor do SUBE. Quando aparecer coloque o cartão no leitor e aguarde a luz verde acender. Pronto, agora pode aproveitar a viagem.

 

Não se distraia.  Preste atenção às placas de rua com seu mapa para saber onde descer.  Recomendamos perguntar ao motorista ou ao passageiro se ele pode lhe dizer quando sair.  Os habitantes locais são geralmente amigáveis ​​e dispostos a ajudar os turistas.

 

 

 

 

Táxis em Buenos Aires

cartão SUBE

Esta pequena máquina marca o custo da viagem

Os táxis são bastante seguros em Buenos Aires.  Não hesite em tomá-los. É como em qualquer lugar do mundo.  Preste atenção ao seguinte:

Motoristas que desejam definir um preço fixo para viagens.  Ao contrário de outros táxis sul-americanos, os táxis na Argentina operam com um relógio que oferece visibilidade ao preço do passageiro.  No final da viagem, o total do passeio é expresso aqui. Não é comum dar gorjeta aos taxistas.

Motoristas que acompanham turistas para tornar a viagem mais cara.  Isso é quase inevitável, porque não conhecemos a cidade e isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo.  Uma maneira de evitar esse problema é pesquisar a rota do Google Maps no telefone. De qualquer forma, os táxis são baratos em comparação com outros países do hemisfério norte.

Motoristas que tentam confundir o passageiro dizendo que não lhe deram a quantia correta.  Verifique muito bem e vá contando o dinheiro para entregá-lo.

Não queremos assustá-lo, não é tão comum que isso aconteça, mas é importante estar alerta.

Uber

O Uber opera ilegalmente na Argentina.  Funciona sem permissão ou licença. Portanto, não podemos fornecer mais informações sobre este sistema.

Trens em Buenos Aires

A única razão pela qual você gostaria de pegar um trem é ir para Tigre.  Se este for o seu caso, você pode ver a nota “Como ir ao Tigre”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *